segunda-feira, 3 de março de 2014

ITAIPU BINACIONAL TURISMO


“Acabamos de entrar no carro e o termômetro está marcando 41°!!! Bem, não é para menos que, durante o passeio nos foi falado que o clima da região mudou muito com a construção da barragem.”

“Ainda bem que eu lembrei da recomendação do meu professor de geografia turística: _Se forem até Foz do Iguaçu, para ver as cataratas, não deixem de visitar Itaipu! As Cataratas são a grandiosa obra da natureza, e outra grandiosa obra do homem!”



Não é brincadeira, o termômetro do carro marcou 41°!  E meu marido até tirou foto para não passar por mentiroso.

Está certo que estamos vivendo um verão atípico neste começo de 2014, mas isso é demais, mesmo porque o carro ficou estacionado na sombra! Mas vamos ao que interessa realmente.

Tiramos o segundo dia em Foz do Iguaçu (09/01) para conhecer Itaipu.

Avenida Paraná em Foz do Iguaçu
Fica a uns 11 km do centro de Foz. Do hotel que estávamos é praticamente uma linha reta pela Avenida Juscelino Kubitscheck, que depois muda de nome para Avenida Tancredo Neves. Mas nós não olhamos no GPS e seguimos umas placas. Acabamos indo pela Avenida Paraná (esta toda arborizada da foto), entramos na Rodovia 277 e depois na Av. Tancredo Neves, o que deu uns 13 km até a entrada do Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu, que fica a direita de quem chega à entrada principal.

Deixamos o carro no enorme estacionamento que existe lá, acho que pagamos R$ 10,00 a diária, mas lembre-se que pode haver aumentos de tarifas. Você também pode deixar o carro na avenida, do lado de fora existem muitas vagas.

Bem ao lado do estacionamento fica a bilheteria e um balcão de informações com várias pessoas trabalhando. A fila é bem grande mas anda rápido.

Passe pelo balcão de informações para fazer um pré pedido e depois vá para a fila dos caixas, para fazer o pagamento e pegar o ingresso. Alí você também já paga o estacionamento.

Como boa parte da nossa viagem não teve programação (só sabíamos que queríamos conhecer certos lugares, nós não nos informamos de nada...e daí...já viu, né?), eu percebi que foi uma falha não ter verificado o site de Itaipu, pois o passeio que queríamos fazer era o completo, ou como eles chamam, Circuito Especial com visita externa e interna da barragem.

Para este passeio só haviam vagas a partir do dia 11, sábado, e pela nossa intenção, neste dia iriamos para São Miguel das Missões. Então, nos contentamos só com o passeio panorâmico.

Chegamos lá por volta das 11:00 horas e vimos uma fila enorme. Fomos ao balcão de informações e uma moça nos perguntou se tínhamos reservas...

Formulário para comprar os ingressos


Pois é..rs...na hora fiquei preocupada..rs...A moça disse que pelo site pode ser feita a compra, que para alguns já não haviam ingressos para aquele dia e explicou os passeios. 





Fila para os guichês de venda dos passeios


Nos disse que estavam fazendo a venda para saída em um determinado horário mas que na hora que chegássemos ao guichê, poderia ser um horário bem mais tarde...e foi! Nosso passeio panorâmico sairia as 13:30.

Você pode ter informações completas, e inclusive fazer a compra pelo site da Itaipu Binacional Turismo https://www.turismoitaipu.com.br/pt .
       
ingressos
       
Um outro casal com quem conversamos na fila, disse que iriam ao Templo Budista que fica ali perto, mas meu marido não quis e ficamos “fazendo hora” por lá mesmo.
loja de suvenir

Vimos maquetes, tiramos foto com capacete, miniaturas de peças que existem dentro da usina, conhecemos a loja de suvenir, tomamos café no bistrô, e o tempo passou rápido.
Cafeteria e Restaurante (tem mesas do lado de fora também)


Quando vimos, já era hora de irmos para o teatro assistir ao vídeo explicativo antes de embarcar no ônibus de dois andares.

E sobre o passeio em si, falarei em postagem especial, PASSEIO PANORÂMICO EM ITAIPU.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário