domingo, 16 de março de 2014

PASSEIO PANORÂMICO EM ITAIPU



"Os números são de surpreender! Após ver o video e saber um pouco mais da história da construção de Itaipu, passamos a ver tudo aquilo com outros olhos. É uma grandiosa obra da engenharia moderna."



O passeio das 13:30 começou com a reunião em um anfiteatro, de todos que iam embarcar neste horário, meia hora antes para assistir ao vídeo explicativo, onde contam um pouco da história de Itaipu em fatos e números.


Números enormes, alias!

Ficamos sabendo, por exemplo, que no auge da construção era erguido o equivalente a 24 prédios por dia!! E o recorde foi no dia que foi usado concreto suficiente para construir um prédio de 10 andares POR HORA!!!!!!

Mas esses detalhes é melhor deixar para quem for até lá, ver o vídeo pessoalmente ou se informar melhor pelo site de Itaipu pois é muita informação. 

Depois de assistir o vídeo, saímos do anfiteatro e haviam dois ônibus, daqueles de dois andares, nos esperando para embarque.

Foi aí que descobrimos para o que serviam os adesivos com número " 1 " que nos deram junto com o ingresso, era para definir qual ônibus embarcar. Isso é só para organizar, porque a única diferença é que no primeiro ônibus vai junto um passageiro especial, um ex-barrageiro (que volta no ônibus " 2 ").

Barrageiro era o nome dado para os trabalhadores que construíram a barragem de Itaipu, e para complementar o turismo em Itaipu foram selecionados sete ex-barrageiros, para acompanhar os passeios e contar suas histórias e experiências.

Como o Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu fica ao lado do estacionamento, os ônibus saem dalí e tem que passar pelo pórtico que vimos quando chegamos.
 
Canal da Piracema visto do ônibus
São alguns quilômetros até a barragem, e nesse caminho podemos ver a esquerda a construção do que será uma universidade, a direita tem um lago com um canal (falso) para reprodução do ambiente que os peixes precisam para a piracema (para saber mais sobre o canal da piracema, você pode buscar na aba “Meio Ambiente” no site de Itaipu).
(Fotos site de Itaipu)

Mais adiante a esquerda o ônibus faz uma parada de uns 20 minutos em um miradouro.

Neste lugar as pessoas descem do ônibus e existe uma obra de arte intitulada "Homem de Lata". Não tenho muita certeza se foi construída pelos barrageiros, ou em homenagem a eles. 
"Homem de Lata" e o ex-barrageiro que nos acompanhou
Neste miradouro tem um quiosque de sorvetes e banheiros. Dalí se tem a visão de frente da barragem e é claro, quando o vertedouro está aberto que o espetáculo é completo. Mas não demos sorte, nos falaram que ele só é aberto duas ou três vezes por ano, e que isso depende das chuvas no interior do Brasil. 
Olhando sem nenhuma referência, aquilo tudo até parece pequeno, mas quando tem um carro ou ônibus passando pela estrada que tem no meio ou em cima é que vemos a imensidão da construção.

Olhe na foto, o detalhe de um ônibus passando...

Os ônibus deste passeio também passam por ali, e mais adiante passa por baixo do vertedouro já em território paraguaio.

Depois, segue por cima da barragem voltando para o Brasil. 
Lago de Itaipu
Vertedouro visto de cima
Lá em cima podemos ver a esquerda o lago de Itaipu e a direita as águas do rio Paraná depois que passaram por dentro da usina para gerar energia.
Águas do Rio Paraná depois que passam por dentro da usina
Quando olhamos, até parecem águas relativamente calmas, mas lembrando do vídeo e do que a guia no ônibus além do ex-barrageiro nos falaram, imaginamos a fúria que deve ser dentro de Itaipu com toda aquela água caindo de mais de 120 metros para girar as turbinas, e depois voltar a tona e seguir seu caminho.

O ônibus percorreu os mais de 8 Km do Paraguai de volta para o Brasil até a outra ponta. Na estrada bem acima da barragem e proibido parar, e quando o ônibus parou para todos descerem para mais fotos, vimos que havia um carro de escolta logo atrás que também parou, inibindo a passagem de qualquer um que quisesse voltar por lá. 

E a guia nos informou que existe uma velocidade controlada, que não se pode ir mais rápido, assim como o ônibus também não pode diminuir a velocidade, pois isso pode acionar a segurança.

Vivemos em um país tranquilo com relação a atentados e coisas assim, e acabamos estranhando esse tipo de cuidado. Mas isso porque nos esquecemos do tamanho e da importância de obras como esta, onde estão envolvidos dois países que até já guerrearam no passado. Quando lembramos disso, até dá para entender, né?


Curiosidades e dicas:


  • Sabe o que significa Itaipu?


- Em tupi (língua indígena) significa “pedra que canta”, e a usina levou esse nome porque no lugar do Rio Paraná onde foi construída, tinha uma ilha de pedras, e quando a água passava envolta, fazia barulho e os índios chamaram o local de Itaipu.

  • Dica para seu conforto


- Quando estivemos lá, estava calor e não choveu, mas se o tempo estiver instável, leve uma capa de chuva para poder descer do ônibus, e também por que na parte de cima ele só tem uma cobertura de lona e a chuva vai entrar.

- Se você tem cabelos compridos melhor prendê-los, pois a ventania enquanto o ônibus anda vai embaraçar tudo!

  • Passeio a noite


Nas sextas e sábados a noite, você pode comprar o passeio “Iluminação da Barragem” e ver o espetáculo de som e luz.
Não fizemos este passeio mas pelas fotos que vi, deve ser muito bonito.
 
(foto site Itaipu)

  • Sites interessantes 


- Para compra on line dos passeios:

- Para saber a história de Itaipu:

- Para saber mais sobre meio ambiente:







Nenhum comentário:

Postar um comentário